O que é Dilúvio?
O Dilúvio é um evento descrito na Bíblia como uma grande inundação que cobriu toda a Terra, enviando águas para destruir a humanidade e os seres vivos devido à maldade e corrupção da humanidade. No relato bíblico, Deus ordena a Noé, um homem justo, que constrói uma arca para salvar sua família e um casal de cada espécie animal, garantindo a continuidade da vida após o dilúvio. Este evento é narrado principalmente no livro de Gênesis , nos capítulos 6 a 9.
Principais Referências Bíblicas
- Gênesis 6:5-8 – Motivo do Dilúvio:“O Senhor viu que a maldade do homem se multiplicava na terra e que toda a consciência dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: ‘Farei desaparecer da face da terra o homem que criou, os homens e também os animais, grandes e pequenos, e as aves do céu, porque me arrependo de tê-los feitos’. A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.”
- Gênesis 6:13-14 – A Instrução para Construir a Arca:“Então Deus disse a Noé: ‘Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruí junto com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.’”
- Gênesis 7:11-12 – Início do Dilúvio:“No dia dezassete do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo e as comportas do céu se abriram. E choveu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.”
- Gênesis 8:1 – O Recuo das Águas:“Mas Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e dos rebanhos que estavam com ele na arca; e invejo um vento sobre a terra, e as águas baixaram.”
- Gênesis 9:12-15 – O Pacto de Deus com Noé e o Sinal do Arco-íris:“E Deus disse: ‘Este é o sinal da aliança.