O que é um Escriba segundo a Bíblia?
Um escriba era um especialista na Lei de Moisés, responsável por estudar, interpretar, ensinar e transcrever os textos sagrados. Os escribas eram frequentemente respeitados como autoridades religiosas e eram consultados sobre a interpretação das Escrituras e a aplicação das leis judaicas. Além de copistas, eles exerceram o papel de mestres e juristas, orientando o povo sobre as práticas religiosas e morais.
Os escribas são referências com frequência no Novo Testamento, geralmente em associação com os fariseus, pois ambos zelavam pela observância rigorosa da lei, mas nem sempre compreendiam plenamente o espírito por trás dela. Jesus, por exemplo, confrontava os escribas quando suas práticas externas contradiziam a verdadeira intenção dos princípios de Deus.
Um exemplo é encontrado em Mateus 23:2-3 , onde Jesus instrui a multidão sobre os escribas e fariseus:
“Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e fariseus. Observai, pois, e pratiquei tudo o que vos disserem, mas não procedais em conformidade com as suas obras; porque dizem e não praticam.”
Nesse versículo, Jesus confirmou a autoridade dos escribas como intérpretes da Lei, mas criticou a hipocrisia de alguns que não viviam ou que ensinavam.