O que são as escrituras na bíblia?
No contexto bíblico, as Escrituras referem-se aos textos sagrados que compõem a Bíblia, considerando a palavra inspirada de Deus. O termo inclui o Antigo Testamento, que abrange a Torá (ou Pentateuco), os Profetas e os Escritos, e, para os cristãos, também o Novo Testamento, que inclui os Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Epístolas e Apocalipse. As Escrituras servem como guia espiritual e moral, contendo ensinamentos, leis, profecias, histórias e promessas, e são reverenciadas como autoridade divina para a vida e prática dos crentes.
Um exemplo do uso do termo “Escrituras” pode ser encontrado em 2 Timóteo 3:16-17 , onde Paulo destaca a importância das Escrituras para o crescimento espiritual:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Esses versículos mostram que as Escrituras são vistas como uma fonte divina de sabedoria, preparação e fortalecimento para aqueles que buscam viver de acordo com a vontade de Deus.