O Significado de “Evangelho” no Contexto Bíblico
O termo “Evangelho” tem origem na palavra grega euangélion, que significa “boa notícia” ou “boa nova”. No contexto bíblico, refere-se à mensagem de salvação trazida por Jesus Cristo. Essa “boa nova” inclui o amor de Deus pela humanidade, a oferta de perdão dos pecados, a reconciliação com Deus e a promessa da vida eterna por meio de Cristo.
Exemplos do Uso de “Evangelho” na Bíblia
- A Mensagem de Jesus Cristo
Jesus começou seu ministério anunciando o Evangelho, ou seja, proclamando a chegada do Reino de Deus.- Marcos 1:14-15: “Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas novas de Deus. ‘O tempo é chegado’, dizia ele. ‘O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!’”
Aqui, o Evangelho é a mensagem de arrependimento e fé na chegada do Reino de Deus.
- Marcos 1:14-15: “Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas novas de Deus. ‘O tempo é chegado’, dizia ele. ‘O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!’”
- O Evangelho como Poder de Deus para Salvação
O apóstolo Paulo enfatiza que o Evangelho é o meio pelo qual Deus salva todos os que creem.- Romanos 1:16: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”
Esse texto destaca a universalidade do Evangelho e sua eficácia para salvar.
- Romanos 1:16: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”
- A Morte e Ressurreição de Cristo como o Centro do Evangelho
Paulo resume o conteúdo essencial do Evangelho como a morte e ressurreição de Jesus para o perdão dos pecados.- 1 Coríntios 15:1-4: “Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. […] que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras.”
Este é o núcleo da “boa nova”: a obra redentora de Cristo.
- 1 Coríntios 15:1-4: “Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. […] que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras.”
- O Evangelho para Toda a Criação
Jesus instrui seus discípulos a espalharem o Evangelho por todo o mundo, como uma mensagem universal.- Marcos 16:15: “E disse-lhes: ‘Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.’”
A missão de proclamar o Evangelho é central para a vida cristã.
- Marcos 16:15: “E disse-lhes: ‘Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.’”
Conclusão
O “Evangelho” no contexto bíblico é a boa nova do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, que oferece salvação, reconciliação e vida eterna para todos os que creem. Ele não é apenas uma mensagem, mas uma missão para os cristãos, que são chamados a vivê-lo e compartilhá-lo. Seja em palavras ou em ações, o Evangelho é a expressão máxima da graça e do poder de Deus.