O que significa Fátua na Bíblia?
No contexto bíblico, “fátua” é uma palavra que não aparece explicitamente nas Escrituras, mas, em termos gerais, refere-se a algo insensato, tolo ou sem valor verdadeiro , de acordo com o significado comum da palavra em português. No cenário bíblico, o conceito de insensatez está relacionado à falta de sabedoria espiritual, ou à atitude de desprezo pelos conselhos de Deus.
Exemplo na Bíblia:
Um exemplo claro que ilustra a insensatez pode ser encontrado na parábola das dez virgens, contada por Jesus. Nessa passagem, as virgens fátuas (insensatas) não se prepararam adequadamente para a chegada do noivo. Eles não levaram azeite suficiente para as lâmpadas em seu candelabro, por isso, foram arquivos do banquete:
“As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite pega; as prudentes, porém, levaram azeite em vasilhas, junto com as suas lâmpadas.”
(Mateus 25:3-4)
Essa parábola ensina sobre a necessidade de estar sempre preparado espiritualmente, pois o “noivo” representa Jesus, e o banquete simboliza a entrada no Reino de Deus. As virgens fátuas representam aquelas que não priorizam sua vida espiritual e, por isso, perdem a oportunidade de participar da comunhão eterna com Deus.