Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pequei, e agora?

Pequei… e agora? O que fazer quando erramos diante de Deus

Não tem nada pior do que aquele sentimento de culpa quando a gente percebe que errou. Você diz pra si mesmo “Pequei, e agora o que eu faço?”. Se errar com alguém que a gente ama já é difícil, pecar contra Deus é muito pior, pelo menos pra mim. Eu digo isso porque sabemos que tem pessoas que pecam deliberadamente sem se importar com a dor que está causando a Deus ou mesmo com as consequências do pecado.

Mas verdade seja dita: Todos pecam! Independente de raça, credo, idade, sexo ou nacionalidade. O pecado está presente na vida de todos nós, seja por um deslise, uma fraqueza ou um impulso que não conseguimos controlar. E se você é um cristão sincero que tem uma certa intimidade com Deus, saiba que isso vai doer demais tanto em você quanto nEle.

Mas e aí, o que a gente deve fazer quando a ficha cair e a gente perceber que pisou na bola com o nosso Criador? Esse post foi feito pra te ajudar nesse momento difícil. Mesmo que você esteja confuso, acreditando que foi longe demais e que não merece o perdão de Deus, eu quero te mostrar o tamanho da Misericórdia que Ele tem pra te dar e o que você precisa fazer pra se sentir novamente nos braços do Pai. Então, vamos conversar sobre isso?

Todo mundo peca: Essa é uma grande verdade que nos aproxima de Deus.

Na hora que você está se sentindo culpado por alguma coisa errada que fez, parece que não existe ninguém pior que você, pelo menos esse é o sentimento que a maioria de nós tem. Mas acredite, tem gente que foi muito mais longe e ainda assim conseguiu voltar aos braços de Deus.

Lembra de Davi? Alguém de quem Deus dizia “Um homem segundo o coração de Deus”(Atos 13:22), até este homem caiu em pecado quando tomou a mulher do soldado Urias e o mandou para guerra pra que ele morresse. (2 Samuel 11)

A verdade é que todos pecam, todos mesmo, sem exceção, todos andam por aí levando a vida e carregando dentro de si os pecados que cometeram. Então, em primeiro lugar eu quero te dizer pra abandonar essa ideia de que você é pior do que as outras pessoas só porque cometeu um erro ok? Vamos ter um pouco de compaixão por nós mesmos antes de solicitar a compaixão do Pai.

Pequei, e agora?

Sabe, quando eu estava aprendendo a dirigir toda hora eu cometia algum erro bobo. As vezes deixava o carro morrer bem no meio do trânsito, outras vezes raspava a roda na calçada na hora de virar a esquina, e aquele erro clássico que todo principiante comete e passa a maior vergonha: Ligar sem querer o limpador de para-brisa. É sério, eu errava tanto que quando tinha que pegar no carro meu coração disparava. Aí eu me consultei com a minha psicóloga a respeito disso e ela me disse pra determinar um prazo, no meu caso foram seis meses, e dentro desse prazo eu me perdoaria por qualquer erro que eu cometesse ao dirigir porque eu estava em fase de aprendizado. Funcionou, o carro morria e eu ligava de novo, seguia viagem e esquecia aquilo. Em cerca de três meses que já tinha adquirido confiança suficiente pra dirigir sem erros e sem culpas.

O que eu estou querendo te dizer é que ficar remoendo a culpa não vai te ajudar em nada. Achar que você é o único a errar também é bobagem porque todo mundo passa por isso. A grande questão é: O que fazer agora que pequei? Como eu posso obter o perdão de Deus para que as coisas voltem a ser como antes?

Esse reconhecimento de somos humanos e por isso podemos pecar é o que nos aproxima de Deus, porque o perdão está com Ele e cabe a nós ir buscar. Só tome cuidado para não cair na armadilha de banalizar o pecado com a desculpa de que somos humanos e dessa forma começar a pecar deliberadamente.

Arrependimento, o primeiro passo para se obter o perdão de Deus

Eu não sei o que você fez, mas se você viu a miniatura ou o título desse post e resolveu clicar é porque fez algo que está incomodando a sua consciência e só você e Deus sabem o que é. Eu não preciso saber, mas o que eu sei é que o fato de você estar aqui pesquisando por esse tema já é um bom sinal, significa que a sua consciência pesou e você está em busca de perdão.

Vou te contar uma coisa, Deus está doido pra te perdoar, mas ele precisa ter certeza de que você está realmente arrependido. Já viu quando a gente tem um filho e ele faz alguma coisa errada, aí diante da possibilidade do castigo ele jura que não vai fazer de novo e em menos de uma semana ele já está repetindo o mesmo erro? Pois é, com Deus não é diferente. Pedir perdão é importante, mas não vale de nada se você não estiver realmente arrependido. E sabe o que é pior? Teu filho pode até te convencer de que está arrependido e você cair na lábia dele, mas a Deus ninguém engana. Deus conhece aqueles pensamentos mais íntimos que você tem. Então nada de fingir arrependimento pra ficar bem na fita porque Ele não vai cair nessa. Só peça perdão se estiver realmente arrependido.

Mas como você sabe se está arrependido de verdade ou se vai fazer tudo de novo semana que vem? Estar arrependido não é simplesmente uma tentativa de fugir das consequências, o nome disso é remorso. O arrependimento requer uma mudança de atitude, o abandono daquilo que te fez cair (você sabe o que foi que te fez pecar) e o desejo sincero de agradar a Deus. Acredite, Ele vai saber se você estiver fingindo.

Confesse que pecou, abra o coração para o Pai

Pequei, e agora?

Se o arrependimento é uma parte importante, confessar é tão importante quanto. Não adianta você se arrepender e ficar remoendo isso dentro de você, é preciso colocar pra fora. Tá, eu sei que isso não é nada fácil. Falar sobre os nossos erros é doloroso demais. Dizer “Eu pequei” pode ser muito mais difícil do que a gente imagina. Mas olha, vou te falar uma verdade que vai te ajudar: DEUS JÁ SABE! É isso mesmo, Deus já sabe de tudo. Aí você me pergunta: Marilda se Deus já sabe, porque eu tenho que falar? Na verdade Deus não precisa da sua confissão, quem precisa dela é você. Confuso? Deixa eu explicar melhor:

Confessar faz você reconhecer o erro, exercita a humildade e te ajuda a entender sobre a misericórdia de Deus. Quando você confessa um pecado é como se alguém tirasse um peso enorme das suas costas. Confessar alivia a alma. Sabendo que Deus já sabe de tudo fica ainda mais fácil porque você sabe que não precisa esconder nada, por mais pesado que seja o seu erro. Ele vai ficar muito feliz se você desabafar e contar tudo, se você disser como se sente e se falar sobre o seu desejo de não voltar a cometer o mesmo erro.

Abra o coração para o pai, conte tudo receba a misericórdia gratuita que Ele tem pra te oferecer. Você vai ver o quanto a confissão faz bem e alivia a alma. A simples atitude de confessar abertamente o seu pecado a Deus faz você se sentir mais próximo, mais íntimo com o Criador.

Aceite o Perdão: Creia que Deus te Perdoou

A partir do momento que o pecado foi confessado é hora de você começar a trabalhar o processo do auto perdão. Se você se arrependeu sinceramente, se confessou tudo para o Pai, acredite, Ele te perdoou. Então não há motivos para você ficar aí remoendo esse erro como se ele fosse eterno. Creia no perdão de Deus e deixe esse erro no passado.

Pra algumas pessoas isso pode ser muito difícil, eu sei. Eu mesma á fiquei anos me sentindo culpada por um pecado grave que cometi. Mas olha, Deus perdoa com muito mais facilidade do que o ser humano. Quando alguém erra com a gente ficamos muito tempo magoados, mas Deus é diferente, se o arrependimento foi sincero, se a confissão foi feita o perdão é certo.

Mas cuidado, não confunda perdão dos pecados com ausência de consequências. Se você comete um crime, mesmo que esteja arrependido vai ter que assumir os resultados daquilo que você fez. Deus pode anular seus “pontos negativos” com Ele mas isso não significa que você vai ficar livre do castigo. Até porque, se toda vez que o ser humano pedir perdão o castigo for anulado, primeiro ele não vai aprender nada com seus erros. As consequências ajudam o ser humano a entender melhor o seu erro. Segundo, a malandragem humana vai entrar em jogo e o homem vai começar a pensar que pode pecar a vontade desde que peça perdão depois e as coisas não são bem assim né?

Recomece: Viva uma vida nova com Deus

Pequei, e agora?

Caiu? Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Se você já se arrependeu, já confessou e pediu perdão, então é hora de começar uma vida nova, mostrar que você mudou, que a graça de Deus te alcançou e que agora você é uma nova criatura.

Deus te quer estar ao seu lado, então esqueça esse complexo de pecador, de achar que não merece e volte pra Ele. Volte a orar todos os dias, volte a ler sua bíblia, volte a cantar seus hinos de louvor e de gratidão. Sinta-se renovado na presença do seu Pai.

Busque outros irmãos de fé, volte a frequentar a igreja e se sentir vontade, testemunhe sobre o que você passou e tente ajudar outras pessoas que talvez estejam enfrentando o drama da culpa pelo pecado. Ajudar um irmão que está passando pelo que você passou é muito gratificante.

Recapitulando:

  • Arrependimento Sincero: Entenda o seu erro e esteja disposto a mudar por amor a Deus;
  • Confissão: Abra o coração ao Pai e conte tudo sem medo, sem timidez, e sem preocupação com julgamentos;
  • Aceite o Perdão: Não fique remoendo o passado, acredite no perdão e na misericórdia de Deus;
  • Recomece: Inicie uma vida nova ao lado do Pai, deixe tudo para trás e cultive novos hábitos.

Conclusão: Deus não desiste de você

Não importa o que você fez, não importa o tamanho do seu pecado, não importa o quão longe você foi: Deus jamais vai desistir de você, esteja certo disso. Quando você sofre, Ele sofre também e tudo que Ele deseja é ver você voltar para o caminho de onde você se desviou.

Deus está de braços abertos, sorrindo, pronto pra te receber e te perdoar, só depende de você. Ele nunca vai te rejeitar. Basta de remoer o passado, deixe seu pecado pra trás e siga adiante vivendo uma vida nova com Deus.

Pra encerrar, quer fazer uma pequena oração comigo sobre perdão? Apenas leia:

Senhor eu pequei! Pequei contra ti, pequei contra o meu irmão e estou arrependido. Pai a culpa está me consumindo e eu preciso da Tua misericórdia, do Teu perdão e do Teu amor. Tem piedade de mim Pai, porque eu sou pecador. Perdoa-me Pai e ajuda-me a viver uma vida nova contigo. Livra-me das tentações e me dá forças para me levantar, Amém!

Para saber mais:

Cristão Declarado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Pequei, e agora?